Bioestimulação
O termo bioestimulação refere-se ao conjunto de procedimentos para activar biologicamente as células da pele e desta forma estimular a produção de colagénio tipo III, elastina e ácido hialurónico a partir dos seus percursores que são a prolina, lisina e glucosamina.
Uma das técnicas de bioestimulaçao mais destacadas actualmente é a utilização de plasma rico em plaquetas ou plasma rico em factores de crescimento (PRFC).
Juventude Facial
O plasma rico em factores de crescimento (PRFC) é um dos procedimentos utilizados no rejuvenescimento da pele uma vez que estimula a produção de colagénio tipo III, elastina e ácido hialurónico. Permite melhorar o aspecto da pele, aumentar a sua firmeza e luminosidade, de forma segura.
Esta técnica consiste em extrair um pequeno volume de sangue, introduzi-lo em tubos com citrato de sódio para evitar a sua coagulação, centrifugar para que o sangue se separe nas suas diferentes fracções plasmáticas e de seguida utiliza-se a fracção mais rica em factores de crescimento para efectuar a estimulação biológica na pele.
A bioestimulação permite o aumento da tonicidade da pele, tratamento das rugas finas na face e uma melhoria do estado geral do rosto.
Recomenda-se a associação com mesoterapia da face com “vitaminas” e radiofrequência.
Como actua?
O tratamento é natural e fisiológico pois utiliza as próprias proteínas do organismo, que são selecionadas e concentradas para que repararem os danos produzidos pelo passar do tempo.
Como se trata de um produto do próprio paciente não há riscos de alergias ou intolerâncias.
As plaquetas libertam os factores de crescimento que são responsáveis pela estimulação da regeneração celular, por aumentar formação de novos vasos sanguíneos e produção de novo tecido. A grossura da pele aumenta devolvendo elasticidade e firmeza
Este tratamento tanto pode ser preventivo numa pele jovem como regenerador quando se trata de uma pele envelhecida.
O procedimento
Apos a limpeza da pele, aplica-se um creme anestésico.
Realiza-se a extracção de um pequeno volume de sangue do paciente para centrifugação e obtenção de plasma rico em plaquetas
Após activação e prepação aplica-se através de múltiplas punçoes com uma agulha muito fina de acordo com a técnica de mesoterapia. O tratamento é efectuado no gabinete de consulta de forma ambulatória.
Resultados
Os resultados são apreciados logo na primeira semana de tratamento e tem um efeito máximo aos 20 dias.
A aplicação de “vitaminas” por mesoterapia por volta do 20º dia permite uma optimização dos resultados.
Não apresenta contraindicações. Não provoca alergias, nem reacções em forma de nódulos ou granulomas porque se trata do plasma da própria paciente
Duração do tratamento
Apos uma avaliação medica o número de sessões depende do diagnóstico realizado na primeira consulta, na qual se verifica o “ estado” da pele.
Habitualmente o plano de tratamento consiste em 2 sessões com intervalo de 6 meses, sendo aconselhável aplicação de “vitaminas” por mesoterapia no seu intervalo, assim como radiofrequência para optimizar e prolongar os seus resultados.
Desde a extracção do sangue até à finalização da consulta pode decorrer uma hora no máximo.
Muito raramente surgem hematomas ou vermelhidão.